quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012




Harmonia Conjugal

Ora, quanto às coisas de que me escrevestes, bom seria que o homem não tocasse em mulher; mas, por causa da prostituição, tenha cada homem sua própria mulher e cada mulher seu próprio marido. O marido pague à mulher o que lhe é devido, e do mesmo modo a mulher ao marido. A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido; e também da mesma sorte o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher. Não vos negueis um ao outro, senão de comum acordo por algum tempo, a fim de vos aplicardes à oração e depois vos ajuntardes outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência. (1 Coríntios 7.1-6)

Conheci uma pessoa que tinha uma visão muito interessante sobre o casamento. Ele dizia o seguinte: “Casar é bom, o duro é permanecer casado.” Quando me fez essa declaração já estava no seu terceiro casamento. Isso é algo assustador, mas é real. As pessoas desejam casar, mas é muito difícil desfrutarem da harmonia familiar, porque esta não vem embrulhada num pacote. É preciso trabalhar para que isso aconteça.
O nosso texto diz que o caminho de Deus é o casamento. Diz que o marido deve dar a mulher o que lhe é devido e a mulher do mesmo modo ao marido. Sinceramente esse texto fala da harmonia conjugal e sexual.
Um casal que descobre a maneira de propiciar ao outro prazer vive mais feliz. Não vai querer magoar e prejudicar o outro. O marido olha para a esposa como se fosse o seu próprio corpo, por este motivo não lhe faz mal. A esposa olha para o marido e vê o seu corpo e não deseja causar-lhe sofrimento. Entendem as necessidades mútuas e satisfazem-se com alegria e prazer.
É interessante que o texto diz que não pode haver negação. É entrega total. Entrega em amor. A bíblia não é contra a vida sexual do casal. Pelo contrário, ela incentiva e mostra que o casal deve se alegrar neste ato. Notamos que há um momento em que o casal se afasta para oração. Vai a presença de Deus e depois tornar a unir-se. Estão juntos para não cedam à tentação. O que é dito é que quem tem uma vida sexual ativa não irá procurar satisfazer-se fora.
Qual a grande lição deste texto?
Recentemente uma psicóloga que fez uma palestra sobre sexualidade e adolescência disse que “a chave da sexualidade passa pela afetividade”. Falou que os filhos precisam ver os pais trocarem carícias e beijos. Uma pessoa que não é cristã, têm uma visão cristã que às vezes nos falta.
Sendo assim, mostremos aos não casados a alegria e o prazer conjugal. Mostremos aos nossos filhos afetos e não tenhamos vergonha de mostrar afetividade na frente deles. Lógico que dentro dos limites.
Aos que pretendem casar, que reflitam sobre o que esperam do casamento. Se desejam harmonia e felicidade, estejam prontos para entregarem-se sem reservas ao outro.
Vamos orar:
Senhor, temos tido uma visão errada sobre a família e sobre o sexo. Durante muito tempo pensamos ser algo abominável que não podia ser quer avaliado por nós. Perdoa a nossa ignorância. Perdoa o nosso pecado de pensarmos que algo que criado por Ti pudesse ser ruim.
Pai muito obrigado porque na tua Palavra encontramos orientação para o nosso viver. Ajuda-nos para que possamos dedicar nossas vidas completamente ao outro. Que não pensemos que somos de nós mesmos. Que o nosso desejo seja produzir a felicidade do outro. Que não tenhamos medo de demonstrar o amor através de palavras e carícias um ao outro. Que possamos manifestar com alegria a nossa sexualidade. Contudo, que saibamos parar para orar e agradecer-te pelo que Tu nos concedeste. Que estejamos juntos e vivamos tão ligados ao ponto de não cedermos as tentações que possam surgir.
É o que pedimos em nome de Jesus.
Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário